Nesse clássico experimento da psicologia, as crianças são testadas em sua capacidade de autocontrole: aquelas com maior tolerância à espera ganham mais doces após um período de tempo estipulado.
No desafio clássico, o que contava é ganhar pouco na hora ou esperar e ganhar mais depois.
Mas e se a reputação
social da criança também estivesse em jogo?
Foi essa pergunta que pesquisadores responderam em um estudo recentemente publicado. Eles queriam saber como a ameaça de prejuízo na reputação social determinaria a decisão da criança esperar ou não para ganhar a recompensa.
Na condição experimental, as crianças eram avisadas que seus professores descobririam quanto tempo elas conseguiram esperar. Havia outras duas condições para comparação: uma em que a informação seria dada aos colegas da criança e outra condição neutra, sem instruções especiais.
Veja que na condição experimental não era feita nenhuma ameaça de punição, apenas dito que os professores descobririam!
Parece que a reputação social importa tanto ou mais que a recompensa imediata
Os resultados mostraram que as crianças esperaram muito mais tempo quando havia a expectativa dos professores descobrirem. E isso ocorreu embora ninguém lhes tenha dito diretamente que é bom esperar mais. Segundo os autores, as crianças são boas em fazer esse tipo de inferência porque estão constantemente em busca de pistas sobre o que as pessoas ao seu redor valorizam. Isso pode assumir a forma de ouvir atentamente os comentários de avaliação que pais e professores fazem, ou perceber o que tipos de pessoas e tópicos estão recebendo atenção da mídia.
Em outras palavras, podemos
dizer que o comportamento da criança é controlado, além da recompensa imediata,
também pelas consequências em seu ambiente social. Assim, quanto maior o tempo
de espera mais a criança se esquiva da possibilidade de uma consequência
aversiva — nesse caso, a possibilidade de desaprovação pelo professor por não
ter conseguido esperar.
Fonte: Ma, F., Zeng, D., Xu,
F., Compton, B. J., & Heyman, G. D. (2020). Delay of Gratification as
Reputation Management. Psychological Science, publicação online.
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