Estudo mostra como grupo influencia o desenvolvimento de repertório de comportamentos pró-sociais de colegas ao longo do tempo
O desenvolvimento de comportamentos sociais é um desafio da adolescência. Os adolescentes passam muito tempo na companhia de seus pares, com amplas oportunidades de aprendizagem observacional. Muitas pesquisas investigam como os pares influenciam comportamentos agressivos e antissociais em adolescentes, mas o comportamento pró-social também é aprendido no curso da socialização por meio de aprendizagem observacional.
Um estudo recente examinou o impacto de grupos em salas de aula na facilitação da aprendizagem social do comportamento pró-social na adolescência.
Consistente com os princípios da teoria da aprendizagem social, os adolescentes em uma sala de aula com colegas que mostraram alto nível de comportamento pró-social tornaram-se também mais pró-sociais com o tempo, sugerindo que o ambiente de pares oferece um recurso para a aprendizagem observacional do comportamento pró-social.
Além disso, o design multinível utilizado na pesquisa possibilitou a identificação de interações cruzadas significativas, indicando que os indivíduos inicialmente menos pró-sociais foram os que mais se beneficiaram por estarem cercados por colegas pró-sociais. Os resultados sugerem que as intervenções destinadas a aumentar o nível coletivo de comportamento pró-social como um todo podem ser uma estratégia promissora para estimular a aprendizagem social do comportamento pró-social em sala de aula.
Buscar criar um alto nível coletivo de comportamento pró-social nas salas de aula é uma meta importante para promoção de um clima escolar positivo. Com base na pesquisa, pode-se sugerir que estratégias de intervenção em sala de aula deve visar todos os alunos, não só os alunos menos pró-sociais. Assim, esses últimos seriam também alcançados indiretamente através da interação com os mais pró-sociais, cujo comportamento é mais facilmente mudado pela intervenção.
Para saber mais:
Busching e Krahé (2020). With a Little Help from Their Peers: The Impact of Classmates on Adolescents’ Development of Prosocial Behavior. Journal of Youth Adolescence 49, 1849–1863, versão online.