Apesar das horas passadas em frente a telas, os jovens de hoje são tão competentes socialmente como as gerações anteriores conclui o estudo.
Pesquisadores compararam crianças que entraram na escola no final da década de 1990 com crianças que iniciaram os anos escolares nos anos 2010. Ambos os grupos mostraram mesmo nível de habilidades sociais — como fazer e manter amizades e conviver com pessoas diferentes.
"Em praticamente todas as comparações que fizemos, as habilidades sociais permaneceram as mesmas ou aumentaram modestamente para as crianças nascidas mais tarde", disse Douglas Downey, um dos autores da pesquisa.
Segundo Downey, professor de Sociologia da Universidade de Ohio, a ideia de fazer a pesquisa veio após uma discussão com o filho durante uma refeição. Ele havia comentado com o filho que a geração atual estava muito mais empobrecida em termos de competências sociais, provavelmente por causa do tempo gasto em frente a telas. O filho então questionou "como você sabe disso?". O pai então percebeu que não havia base científica para afirmar o que havia falado e então decidiu investigar o fenômeno comparando as gerações.
Os resultados das investigações mostraram que o nível de competência social das crianças não declinou da década de 90 pra cá. Os autores dizem que essa descoberta foi uma surpresa: não havia evidências, portanto, de que o tempo de tela afete as competências sociais para a maioria das crianças.
Há uma tendência para todas as gerações terem preocupações com a geração mais jovem. Isso não é um fenômeno novo. Essas preocupações geralmente envolvem uma preocupação moral sobre as novas tecnologias. Os adultos ficam preocupados quando a mudança tecnológica começa a minar os relacionamentos tradicionais, particularmente o relacionamento entre pais e filhos. Mas segundo os autores da pesquisa, as novas gerações estão aprendendo que ter boas relações sociais significa ser capaz de se comunicar com sucesso e ter boas relações tanto pessoalmente quanto online.
Referência:
Downey, D. e Gibbs, Benjamin. Kids These Days: Are Face-to-Face Social Skills among American Children Declining? American Journal of Sociology, 2020; 125 (4): 1030.