Uma estratégia que tem sido bastante difundida no exterior, porém pouco conhecida por aqui no Brasil, é o uso de cartões de resposta em sala de aula.
Essa é uma estratégia que incentiva a participação ativa dos alunos em sala de aula, aumenta a frequência com que eles interagem com o professor e se engajam na atividade de aprendizagem.
Funciona assim: cada criança recebe um conjunto de cartões que serão utilizados para interagir com o professor durante a aula.
O conjunto de cartões pode conter palavras (ex. sim, não, falso, verdadeiro), números, letras, cores diferentes, figuras etc. Depende da criatividade do professor!
Enquanto o professor apresenta o conteúdo da aula, ele envolve a turma colocando algumas questões. Os alunos respondem levantando seus cartões com as respostas correspondentes. Se mais de ¼ da turma apresentar respostas incorretas, o professor orienta os alunos a corrigir as respostas oferecendo as instruções necessárias.
Exemplo
Numa aula de português, a professora instrui os alunos sobre a diferença entre substantivos comuns e próprios. Em seguida, ela apresenta uma lista de palavras, uma por vez, acerca das quais os alunos devem responder se é um substantivo comum ou um substantivo próprio. Pode ser combinado, por exemplo, que o cartão vermelho corresponde ao substantivo comum e o cartão verde ao substantivo próprio. Em cada palavra apresentada pela professora, os alunos devem levantar o cartão correspondente.
A atividade pode também ser feita antes da instrução do conteúdo, para professora avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
Uma variação dessa estratégia é oferecer aos alunos plaquinhas (ex. papel em branco plastificado) que funcionam como um mini-quadro-branco onde eles podem escrever palavras, respostas de matemática ou ainda desenhos.
Pesquisas mostram que o uso de cartões de respostas é mais efetivo para o engajamento e aprendizagem dos alunos do que o modelo tradicional de interação entre professor e alunos onde só um aluno responde por vez levantando a mão.
Vantagens
► Todas as crianças participam ativamente;
► O professor tem acesso rapidamente a todas as respostas, avaliando quais alunos estão alcançando melhor compreensão do conteúdo e quais precisam de mais instrução para avançar;
► Aumenta o engajamento na atividade de aprendizagem e reduz a dispersão e indisciplina dos estudantes.
Referências:
Hojnoski, R.L., Wood, B.K., Cawley, R. et al. The Effect of Response Cards on Preschoolers’ Engagement during a Mathematics Activity: A Preliminary Investigation. Educ. Treat. Child. 43, 123–136 (2020).
Lambert, M. C., Cartledge, G., Heward, W. L., & Lo, Y. (2006). Effects of Response Cards on Disruptive Behavior and Academic Responding During Math Lessons by Fourth-Grade Urban Students. Journal of Positive Behavior Interventions, 8(2), 88–99.
Christle, C. A., & Schuster, J. W. (2003). The Effects of Using Response Cards on Student Participation, Academic Achievement, and On-Task Behavior During Whole-Class, Math Instruction. Journal of Behavioral Education, 12(3), 147–165.
Armendariz, F., & Umbreit, J. (1999). Using Active Responding to Reduce Disruptive Behavior in a General Education Classroom. Journal of Positive Behavior Interventions, 1(3), 152–158.
Gardner, R., Heward, W. L., & Grossi, T. A. (1994). Effects of response cards on student participation and academic achievement: A systematic replication with inner-city students during whole-class science instruction. Journal of Applied Behavior Analysis, 27(1), 63–71.
Narayan, J. S., Heward, W. L., Gardner, R., Courson, F. H., & Omness, C. K. (1990). Using response cards to increase student participation in an elementary classroom. Journal of Applied Behavior Analysis, 23(4), 483–490.