As crianças aprendem através da brincadeira.
Toda brincadeira é significativa — desde a criação de comidinhas de faz de conta, torres de blocos de montar, até a invenção de jogos de encenação com os amigos. Quando crianças pré-escolares brincam, elas aprendem e desenvolvem habilidades cognitivas, como resolução de problemas e raciocínio, aumentam seu vocabulário e desenvolvem sua capacidade de imaginação e criatividade. As crianças aprendem enquanto brincam e mais importante: nas brincadeiras, as crianças aprendem a aprender. Esse tipo de brincadeira espontânea, que resulta em crianças que sabem entender o mundo, simplesmente não podem ser replicadas digitalmente.
O movimento é parte essencial da educação pré-escolar.
As crianças não devem ficar paradas em frente de telas. Eles usam todo o corpo para aprender e querem e precisam se mover. Não devemos esquecer que alguns dos marcos essenciais para crianças em idade pré-escolar são habilidades motoras grossas e finas, coordenação, equilíbrio, lateralidade, esquema corporal etc. Eles precisam praticar pulando, jogando bolas, calçando sandália, segurando lápis ou pincel. Ter um bom controle motor é essencial para o crescimento e a independência das crianças. Elas não podem desenvolvê-lo sentados em frente ao computador ou smartphone. Além do mais, associações de pediatras não recomendam que crianças passem muito tempo sentadas, muito menos em frente a telas.
As crianças pequenas precisam do contato social da escola presencial
As crianças precisam estar próximas de outras crianças para aprender a trabalhar em cooperação, compartilhar, revezar-se e fazer amigos. Isso é aprendizagem social. Elas também precisam do apoio de professores carinhosos e atenciosos. As interações com colegas e adultos — em atividades de roda, na hora do lanche, conversas improvisadas sobre o lobo mau ou sobre a bruxa de João e Maria e rodadas de amarelinha — ensinam a auto-gestão, consciência social e responsabilidade dos pequenos. Essas atividades também são divertidas e fazem as crianças quererem voltar para a escola!
A pré-escola online foca só na parte acadêmica
A pré-escola online é focada em tarefas acadêmicas. Afinal, é muito mais fácil criar jogos online nos quais os alunos identificam cores, formas, letras e números do que fornecer exploração livre em um ambiente social digital (será que isso é possível?). Não é que as habilidades de matemática e alfabetização não sejam importantes, mas pesquisas mostram que o maior indicador de excelência para a educação infantil não é conhecer o abecedário, mas sim ter habilidades socioemocionais, que são precisamente as habilidades que as crianças não podem desenvolver em aulas online sentadas em frente ao computador.
O que fazer hoje então?
Estamos vivendo hoje uma situação totalmente atípica. A maioria dos professores, se não todos, é consciente de que o ideal para o ensino infantil não é através de plataformas digitais. Entretanto, considerando o cenário atual, existem apenas duas alternativas: ou não tem escola, ou a escola será a distância. Algumas escolas de Educação Infantil têm encontrado um meio termo: mantém o conteúdo a distância sim, mas isso não quer dizer “aula” para as crianças, mas sim orientações para que os responsáveis em casa mantenham uma rotina de atividades e estimulação para as crianças. Acredito que essa terceira via é a mais acertada no momento, porque “aula” propriamente dita não funciona para Educação Infantil e enquanto a pandemia persiste as crianças não podem voltar para a escola.
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