Mensagens com emojis apropriados passam mais credibilidade para o leitor 😎

Pesquisa mostra que se você usar o emoji certo, as pessoas vão acreditar mais na sua mensagem


por Eduardo de Rezende

Emojis são recursos não-verbais usados em comunicação virtual por mais de 90% dos usuários de internet. Segundo pesquisadores, emojis podem adicionar contexto emocional à comunicação, e seu uso pode evocar respostas empáticas no receptor da mensagem. Dessa forma, o uso desse recurso deixa o texto mais “confortável” para leitura, facilitando o processo de decodificação textual e acesso ao significado da mensagem comunicada.

Em um estudo, publicado na revista científica Psychology of Popular Media Culture em 2018, os autores avaliaram como emojis influenciam na fluência da leitura — ou seja, quão fácil é a leitura e interpretação da mensagem —, na credibilidade da informação transmitida através de textos e na probabilidade do leitor compartilhar a mensagem.

Três condições experimentais foram apresentadas a mais de 200 estudantes universitários que participaram da pesquisa, que foi realizada no Reino Unido. As condições foram: (1) neutra, ou seja, frase sem emoji, (2) congruente, frase com emoji apropriado com contexto e (3) incongruente,  frase com emoji inapropriado ao contexto com o objetivo de confundir a interpretação da mensagem.

Exemplos das três condições podem ser vistos na figura abaixo:

Mensagens com emojis

Os participantes então tinham que avaliar entre 90 mensagens quais eram mais compreensíveis, confiáveis e mais prováveis de serem compartilhadas. Os resultados mostraram que a congruência dos emojis em relação à frase afeta esses três aspectos: aquelas mensagens que apresentavam emojis apropriados ao contexto eram mais facilmente interpretadas, consideradas mais confiáveis e mais prováveis de serem compartilhadas do que as mensagens sem emoji ou com emoji inapropriado ao contexto.

Mensagens com emojis são mais confiáveis

Os emojis que você anda usando estão ajudando ou confundindo seus leitores? 😤


Referência: DANIEL e CAMP (2018). Emojis Affect Processing Fluency on Social Media. Psychology of Popular Media Culture. [Advance online publication].




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