Pesquisa mostra que se você usar o emoji certo, as pessoas vão acreditar mais na sua mensagem
por Eduardo de Rezende
por Eduardo de Rezende
Emojis são recursos não-verbais usados em comunicação virtual por mais de 90% dos usuários de internet. Segundo pesquisadores, emojis podem adicionar contexto emocional à comunicação, e seu uso pode evocar respostas empáticas no receptor da mensagem. Dessa forma, o uso desse recurso deixa o texto mais “confortável” para leitura, facilitando o processo de decodificação textual e acesso ao significado da mensagem comunicada.
Em um estudo, publicado na revista científica Psychology of Popular Media Culture em 2018, os autores avaliaram como emojis influenciam na fluência da leitura — ou seja, quão fácil é a leitura e interpretação da mensagem —, na credibilidade da informação transmitida através de textos e na probabilidade do leitor compartilhar a mensagem.
Três condições experimentais foram apresentadas a mais de 200 estudantes universitários que participaram da pesquisa, que foi realizada no Reino Unido. As condições foram: (1) neutra, ou seja, frase sem emoji, (2) congruente, frase com emoji apropriado com contexto e (3) incongruente, frase com emoji inapropriado ao contexto com o objetivo de confundir a interpretação da mensagem.
Exemplos das três condições podem ser vistos na figura abaixo:
Os participantes então tinham que avaliar entre 90 mensagens quais eram mais compreensíveis, confiáveis e mais prováveis de serem compartilhadas. Os resultados mostraram que a congruência dos emojis em relação à frase afeta esses três aspectos: aquelas mensagens que apresentavam emojis apropriados ao contexto eram mais facilmente interpretadas, consideradas mais confiáveis e mais prováveis de serem compartilhadas do que as mensagens sem emoji ou com emoji inapropriado ao contexto.
Os emojis que você anda usando estão ajudando ou confundindo seus leitores? 😤
Referência: DANIEL e CAMP (2018). Emojis Affect Processing Fluency on Social Media. Psychology of Popular Media Culture. [Advance online publication].