Crianças e adolescentes reagem ao que veem dos adultos ao seu redor. Quando pais e cuidadores lidam com a crise do COVID-19 com calma e confiança, eles podem fornecer o melhor suporte para seus filhos.
Nem todas as crianças e adolescentes respondem ao estresse da mesma maneira. Algumas alterações comuns a serem observadas incluem:
☑️ Choro ou irritação excessiva em crianças pequenas
☑️ Regressão a comportamentos que já superaram (por exemplo, fazer xixi na cama)
☑️ Preocupação ou tristeza excessiva
☑️ Hábitos alimentares ou de sono não saudáveis
☑️ Irritabilidade ou birra fora do comum
☑️ Evitar atividades que gostavam anteriormente
☑️Dores de cabeça inexplicáveis ou dores no corpo
☑️ Uso de álcool, cigarro ou outras drogas por adolescentes
Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seu filho:
✅ Tire um tempo para conversar com seu filho ou adolescente sobre o surto de COVID-19. Responda a perguntas e compartilhe fatos sobre a crise de uma maneira que seu filho ou adolescente possam entender.
✅ Tranquilize seus filhos informando que eles estão seguros. Deixe-os saber que está tudo bem caso eles se sentirem chateados. Seja um bom exemplo e compartilhe com eles como você lida com seu próprio estresse, para que eles aprendam a lidar como você.
✅ Limite a exposição de sua família à cobertura de notícias do evento, incluindo as mídias sociais. As crianças podem interpretar mal o que ouvem e podem ter medo de algo que não entendem.
✅ Tente seguir as rotinas regulares. Se as escolas estiverem fechadas, crie um cronograma para atividades de aprendizado e atividades de recreação divertidas.
✅ Seja um modelo e oriente seus filhos a dormirem bem, alimentarem-se bem e fazer exercícios.
✅ Conecte-se com seus amigos e familiares. A criança não precisa ficar completamente isolada: ela pode, por exemplo, interagir com colegas e primos através de jogos online.