Você sabe quais são os termos mais utilizados em encaminhamentos de crianças de escolas para serviços especializados em saúde mental, mais especificamente para o profissional de psicologia?
Uma pesquisa em uma cidade do interior de São Paulo nos dá uma amostra para a resposta. O levantamento foi parte de um estudo do programa de pós-graduação em psicologia da UNESP, publicado em 2018. Por meio de verificação de repetição de termos, foram elencadas palavras-chave constantes que representam o motivo expresso dos encaminhamentos dos escolares aos serviços de saúde mental, conforme constava nos prontuários.
Uma pesquisa em uma cidade do interior de São Paulo nos dá uma amostra para a resposta. O levantamento foi parte de um estudo do programa de pós-graduação em psicologia da UNESP, publicado em 2018. Por meio de verificação de repetição de termos, foram elencadas palavras-chave constantes que representam o motivo expresso dos encaminhamentos dos escolares aos serviços de saúde mental, conforme constava nos prontuários.
Veja a lista:
- agressividade;
- dificuldade de concentração na escola;
- dificuldade de aprendizagem;
- agitado;
- inquieto;
- dificuldade de lidar com regras;
- déficit de atenção,
- chora muito;
- lentidão;
- problemas de comportamento na escola;
- ansiedade;
- desatenção em aula;
- nervosismo;
- problemas de relacionamento,
- conversa demais,
- alteração de humor e comportamento,
- agitação do sono,
- dificuldade para dormir,
- tique motor;
- dificuldade de interação;
- auto-agressividade;
- baixo rendimento escolar;
- comportamento opositor;
- desobediente;
- dificuldades na escola;
- distração;
- falta de limites;
- fechado;
- recusa em ir para a escola;
- dificuldades com cálculos e números;
- impaciente;
- histórico de violência familiar;
- preocupação com terceiros;
- expectador diante de conflitos;
- introspecção;
- alucinações auditivas e visuais;
- insônia;
- vergonha;
- rebeldia;
- labilidade emocional;
- irritabilidade;
- esquecimento;
- baixa concentração;
- comportamento distante;
- muito ativo;
- medo;
- sintomas de asperger;
- angústia;
- traços obsessivos compulsivos;
- dificuldade de entender comandos;
- enurese noturna;
- dificuldade de organizar pertences escolares;
- mentira;
- dificuldade quando contrariado;
- crises de ciúmes;
- dificuldade de relacionamento com mãe;
- estresse;
- ecoprese;
- tristeza;
- isolamento;
- dissimulação;
- não assume o que faz;
- TDAH;
- gagueira;
- quieto;
- implicante;
- convivência conflituosa;
- baixa tolerância a frustração;
- comportamento disruptivo;
- birra;
- desligado;
- dificuldade com a escrita;
- falta de entusiasmo, comprometimento e empenho;
- comportamento imaturo;
- baixa auto-estima;
- dificuldade de expressar-se;
- somatização.
Fonte: ANDRADE, Jessica. Queixa escolar e o público infanto juvenil: práticas contemporâneas de psicologia nos serviços de saúde. UNESP: Assis, 2018. Dissertação de Mestrado.