Saber vincular-se aos pais é uma habilidade imprescindível
ao professor no processo educativo. O
encontro com a família é o momento mais importante para o estabelecimento de um
vínculo colaborativo entre família e escola. Ele deve ter entre seus objetivos
a troca de informações pertinentes, a passagem de conhecimento e o suporte aos
pais, mantendo como referencial os pontos positivos do aluno, dos pais e da
escola. Ele não deve ser utilizado com a finalidade de externalizar a ansiedade
ou a raiva gerada pela situação-problema.
Para fins de orientação, segue algumas dicas de como podemos dividir o encontro com a
família:
Antes:
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A partir das informações colhidas
na preparação, é interessante fazer um esboço dos assuntos a serem discutidos
e estabelecer metas para o encontro.
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Início:
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Os primeiros momentos do encontro
são cruciais para seu sucesso. Inicie se apresentando (não se esqueça de
esclarecer qual é seu papel na escola) e solicitando aos pais ou responsáveis
que se apresentem. Uma recepção amigável e tranquila produz uma resposta
semelhante por parte dos pais. Se os pais estiverem muito angustiados,
demonstre uma escuta paciente e atenta, afim de que eles possam desabafar no
primeiro momento.
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Meio:
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A seguir, aborde assuntos mais
"genéricos", como perguntar se os pais já conheciam a escola, se
têm outros filhos lá, como estão em casa, etc., para depois abordar o assunto
que motivou a reunião. Perguntar como
a criança está em casa antes de falar dos problemas na sala de aula é
interessante, pois muitas vezes os problemas observados na escola também
podem estar sendo observados pelos pais. Pergunte sobre as metas deles em
relação à educação de seus filhos e sobre as dificuldades que têm encontrado
nesse sentido. É importante identificar pontos positivos na família e no
aluno, a fim de motivá-los.
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Fim:
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Ao final, faça um pequeno resumo da
reunião e liste as metas que surgiram durante o encontro.
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Pós-encontro:
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Manter o contato com a família após
o primeiro encontro reforça a ideia de que os pais foram valorizados. Pais
que não recebem retorno após um encontro com a escola sentem-se expostos e
incompetentes.
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