Por que as crianças precisam de rotinas?
Porque as rotinas lhes dão sensação de segurança e as ajudam
a desenvolver autodisciplina.
Os seres humanos têm medo de muitas coisas, inclusive do
"desconhecido". O medo infantil do desconhecido inclui tudo, desde um
novo vegetal que aparece no parto a uma grande mudança em sua vida, como a
separação dos pais. Para o bem ou para o mal, as crianças são confrontadas com
mudanças diariamente, o que é uma oportunidade de crescimento, mas também
estressante.
A própria definição de crescer é que seus próprios corpos
mudam constantemente sobre eles. Bebês e crianças desistem de chupetas,
mamadeiras, seios, berços, sua posição como o bebê da casa. Novos professores e
colegas de classe vêm e vão todos os anos. Eles enfrentam e aprendem novas
habilidades e informações em um ritmo surpreendente, desde ler e atravessar a
rua até o futebol e andar de bicicleta. Poucas crianças vivem na mesma casa
durante toda a infância; a maioria se muda várias vezes, frequentemente para
novas cidades e certamente para novos bairros e escolas.
E poucas dessas mudanças estão sob o controle da criança!
As crianças, como todos nós, lidam melhor com as mudanças,
se forem esperadas e ocorrem no contexto de uma rotina familiar. Uma rotina
previsível permite que as crianças se sintam seguras e desenvolvam um senso de
domínio em suas vidas. À medida que esse senso de domínio é fortalecido, eles
podem enfrentar mudanças maiores: caminhar sozinhos para a escola, pagar uma
compra na loja, ir para um acampamento de férias.
Mudanças imprevisíveis corroem esse sentimento de segurança
e domínio e deixam a criança se sentindo ansiosa e menos capaz de lidar com as
vicissitudes de vida. Obviamente, muitas mudanças não podem ser evitadas. Mas é
por isso que oferecemos às crianças uma rotina previsível como base de suas
vidas - para que elas possam aproveitar a ocasião para lidar com grandes
mudanças quando necessário.
Embora ajudar as crianças a se sentirem seguras e prontas
para enfrentar novos desafios e tarefas de desenvolvimento seja motivo
suficiente para oferecer-lhes estrutura, ela também tem outro papel importante
no desenvolvimento. Estrutura e rotinas ensinam as crianças a gerenciar
construtivamente a si mesmas e seus ambientes.
As crianças que vêm de lares caóticos, onde os pertences não
são guardados, nunca aprendem que a vida pode correr mais tranquüila se as
coisas forem organizadas um pouco. Em lares onde não há tempo ou espaço para
fazer as tarefas, as crianças nunca aprendem a sentar-se para realizar uma
tarefa desagradável. As crianças que não desenvolvem rotinas básicas de
autocuidado, desde a higiene pessoal até a comida, podem achar difícil cuidar
de si mesmas quando jovens. A estrutura nos permite internalizar hábitos
construtivos.
Mas a rotina não pode destruir nosso senso de espontaneidade e
criatividade?
Se for imposta de forma rígida, sem sensibilidade, sim. Há
momentos em que as regras são feitas para serem quebradas, como ficar acordado
até tarde para ver um eclipse ou deixar os pratos na pia para brincar com um
amigo. Mas mesmo os artistas mais criativos começam dominando as convenções do
passado e encontram o auge de sua expressão trabalhando dentro dos limites de
regras específicas.
Não há razão para que a rotina tenha que ser opressiva.
Pense nisso como seu amigo, oferecendo dicas de pequenas rotinas e hábitos que
tornam a vida mais fácil e aconchegante. Seus filhos não apenas absorverão a
segurança, mas também internalizarão a capacidade de estruturar suas próprias
vidas.
Isso significa que os bebês devem ser colocados em rotinas o mais
cedo possível?
NÃO! Bebês ainda não estão preparados para aprender uma
rotina. Os bebês é que nos dizem o que precisam. Nós os alimentamos quando
estão com fome, trocamos quando estão sujos. Com o tempo, eles vão se adaptando
às rotinas da família. Mas forçar um bebê a se adaptar à nossa rotina não irá
atender às suas necessidades. Se suas necessidades não forem atendidas, ele
simplesmente sentirá como se o mundo fosse um lugar de privação e poderá
desenvolver outros problemas.
À medida que a criança se move para a infância, ela
estabelecerá sua própria rotina, estabelecendo uma espécie de cronograma. A
maioria dos bebês se estabelece em um padrão bastante previsível. Podemos
ajudá-los com isso estruturando nosso dia de acordo com as necessidades deles.
Assim, por exemplo, garantimos que as condições sejam adequadas para a soneca
na hora em que ele costuma dormir. Gradualmente, com o tempo, podemos responder
ao seu horário natural de comer e dormir desenvolvendo uma rotina que funciona
para ela e para toda a família.