A partir do próximo ano, as competências socioemocionais
deverão estar presentes nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo. A
proposta foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação nesta semana.
Nas últimas décadas, muitos estudos têm mostrado a
importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais no desempenho,
bem-estar e saúde das crianças. Além disso, o tema está previsto também na Base
Nacional Comum Curricular que já foi assunto aqui no PSICOEDU.
Segundo o secretário de Educação da cidade de São Paulo,
Alexandre Schneider, o novo currículo que será oficialmente lançado em
dezembro, visa a formação integral dos alunos, aliando competências cognitivas
e competências socioemocionais. Os professores passarão por formação e
receberão material didático para se adequarem ao novo currículo.
As novas habilidades do currículo incluem:
Resolução de problemas: resolver problemas individuais e
coletivos e agir de forma propositiva;
Comunicação: compartilhar saberes,
reorganizando o que já se sabe e criando novos significados.
Autoconhecimento e autocuidado: reconhecer limites, gerir suas
emoções e comportamentos e dosar impulsos.
Autonomia e determinação: fazer escolhas, ter confiança para
planejar e realizar projetos pessoais.
Abertura à diversidade: agir com flexibilidade e sem
preconceito, conviver harmonicamente com os diferentes.
Responsabilidade e participação: agir de forma solidária e
sustentável, respeitar e promover direitos humanos e ambientais
Empatia e colaboração: trabalhar em grupo, solucionar
conflitos, desenvolver tolerância à frustração.
Repertório cultural: diversificar suas possibilidades
de acesso a produções culturais, desenvolvendo sua imaginação e criatividade.
Pensamento científico, crítico e
criatividade:
observar, questionar e testar hipóteses.
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