Faixa etária:
Preferencialmente para turmas do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano)
Objetivo:
Iniciar discussão sobre bullying com os alunos em sala de aula. As crianças compartilham experiências e apresentam a percepção delas durante a discussão e respondendo a um questionário sobre o assunto.
Material necessário:
Materiais informativos sobre bullying (a critério do educador!)
Procedimento:
O educador inicia a atividade apresentando o conceito de bullying. O educador pode apresentar materiais informativos usando recursos audiovisuais e reportagens.
Vocês sabem o que é bullying?
Bullying é todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
São exemplos de violência no bullying:
1. xingar e colocar apelidos maldosos
2. espalhar fofocas
3. excluir e isolar um colega do grupo
4. bater com socos, chutes, tapas ou objetos
5. roubar ou destruir objetos
6. obrigar o colega a fazer alguma coisa que ele não queira
7. espalhar textos ou fotos com objetivo de humilhar um colega
|
É importante destacar algumas características do bullying, como ato de violência repetitivo, ou seja, que ocorre várias vezes, e que é uma relação de desequilíbrio de poder, ou seja, não é uma competição e só um está se divertindo.
É interessante também que o educador destaque os tópicos:
✓ “É só uma brincadeira?”
Qual a diferença entre brincadeira, briga (conflito), violência eventual e bullying?
✓ “Cyber-bullying”
O bullying também ocorre na internet, com xingamentos, fofocas, compartilhamento de textos, imagens e vídeos pelo celular ou computador.
Em seguida, os alunos compartilham suas experiências e percepções completando o questionário sobre bullying. (clique aqui para baixar o questionário em .pdf)
Bullying não é legal porque alguém sempre sai machucado e triste. Você quer ajudar a acabar com o bullying em sua escola ou no seu bairro? Vocês receberão um questionário com perguntas sobre o assunto. Suas respostas vão nos ajudar a entender melhor o que está acontecendo e a pensar o que podemos fazer para pôr um fim nisso!
|
Depois, o educador reinicia a discussão, perguntando se alguém gostaria de compartilhar as respostas (não obrigue ninguém a falar, já que as crianças podem ficar receosas de possível retaliação). Se ninguém se oferecer, o educador pode selecionar algumas das respostas das crianças para ler para toda turma (sem identificar o autor).
Algumas perguntas que podem ser acrescentadas na discussão:
✓ Como você se sentiu quando sofreu ou viu alguém sofrendo bullying?
✓ O que você fez quando sofreu ou viu alguém sofrendo bullying?
✓ Alguém tentou impedir você de sofrer bullying?
✓ Você tentou impedir alguém de sofrer bullying?
✓ Você acha que já praticou bullying contra um colega?
Algumas perguntas que podem ser acrescentadas na discussão:
✓ Como você se sentiu quando sofreu ou viu alguém sofrendo bullying?
✓ O que você fez quando sofreu ou viu alguém sofrendo bullying?
✓ Alguém tentou impedir você de sofrer bullying?
✓ Você tentou impedir alguém de sofrer bullying?
✓ Você acha que já praticou bullying contra um colega?
O educador pode propor também que as propostas sejam discutidas entre a turma, destacadas no quadro e até mesmo elaborando junto à turma um plano de ação para prevenção e combate ao bullying a ser enviado para direção escolar.