O que são Habilidades ou Competências Socioemocionais?
Afinal, o que é "socioemocional"? O termo socioemocional se refere ao conjunto de habilidades sociais e de inteligência emocional envolvidas na relação de qualquer pessoa com seu mundo. Essas habilidades serão descritas logo abaixo.
O termo socioemocional descreve melhor a área do que o termo "habilidades emocionais", pois essas habilidades sempre têm um componente social, seja na produção, percepção e nomeação das emoções, ou seja na resolução de problemas, respeito e compromisso com a comunidade da qual o indivíduo faz parte.
A Educação Socioemocional tem o objetivo de desenvolver nos estudantes atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com situações e desafios diários.
O conjunto de habilidades desenvolvidas integra competências intrapessoal, interpessoal e cognitiva. Educadores da área destacam cinco competências competências socioemocionais essenciais que devem fazer parte do currículo educacional.
Educação Sócio-Emocional: As 5 competências socioemocionais |
As 5 Competências Socioemocionais:
1. Autoconhecimento
É a capacidade de reconhecer com cuidado as próprias emoções, os próprios pensamentos e valores e como eles influenciam nosso comportamento. É a capacidade de olhar para si próprio, avaliando os pontos fortes e limitações, com um bom senso de confiança, otimismo e uma "mentalidade" de crescimento pessoal.
● Auto-percepção
● Identificação das emoções
● Reconhecimento dos pontos fortes
● Auto-confiança
● Auto-eficácia
2. Auto-Controle
É a habilidade de regular com sucesso as emoções, pensamentos e comportamentos em situações diferentes - gerenciar o estresse, controlar os impulsos e criar condições para se auto-motivar. É a capacidade de definir e trabalhar em direção a objetivos pessoais e profissionais.
● Controle de impulsos
● Gestão do stress
● Autodisciplina
● Auto-motivação
● Definição de metas
● Planejamento e organização
3. Consciência social
É a capacidade de ser empático, se colocando na perspectiva de outros, incluindo aqueles de origens, culturas e valores diversos. A capacidade de compreender as normas sociais e princípios éticos para o comportamento e de reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade. Entre as competências socioemocionais, a consciência social é aquela que faz com que os indivíduos levem em consideração perspectivas alheias, sendo empáticos com outras pessoas.
● Tomada de perspectiva
● Empatia
● Reconhecer a diversidade
● Respeito pelos outros
● Compromisso social
4. Habilidades Sociais
É a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis com outros indivíduos e grupos. A capacidade de se comunicar com clareza, ouvir bem, cooperar com os outros, resistir à pressão social inadequada, negociar conflitos construtivamente, buscar e oferecer ajuda quando necessário.
● Percepção social
● Comunicação
● Assertividade
● Construção de relacionamento
● Trabalho em equipe
5. Tomada de decisão responsável
É a capacidade de fazer escolhas construtivas sobre o comportamento pessoal e interações sociais baseadas em padrões éticos, preocupações de segurança e normas sociais. A avaliação realista das consequências de nossas ações, e uma consideração do bem-estar de si próprio e dos outros.
● Identificação de problemas
● Análise de situações
● Responsabilidade ética
● Resolução de problemas
● Avaliação de resultados
● Reflexão
Para saber mais:
DURLAK et al. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, 82, 405-432, 2011.
DURLAK et al. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, 82, 405-432, 2011.
ELIAS, M. J. The connection between academic and social-emotional learning. In ELIAS e ARNOLD (Eds.), The educator’s guide to emotional intelligence and academic achievement: Social-emotional learning in the classroom (pp. 4-14). Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2006.
GREENBERG et al. Enhancing school-based prevention and youth development through coordinated social, emotional, and academic learning. American Psychologist, 58 (6, 7), 466-474, 2003.
NATION et al. 2003. What works in prevention: Principles of effective prevention practice. American Psychologist, 50, 449-456.
OSHER et al. Advancing the Science and Practice of Social and Emotional Learning: Looking Back and Moving Forward. Review of Research in Education, 2016.
PAYTON et al. SEL: A framework for promoting mental health and reducing risk behavior in children and youth. Journal of School Health, 70(5), 179-185, 2000.
ZINS et al. (Eds.). Building academic success on social and emotional learning: What does the research say? New York, NY: Teachers College Press, 2004.
Collaborative for Academic Social and Emotional Learning (CASEL). Effective Social and Emotional Learning Programs: Preschool and Elementary School Edition, 2012. Disponível em: https://casel.org/wp-content/uploads/2016/01/2013-casel-guide-1.pdf.