por Eduardo de Rezende
De certa forma, todas as psicoterapias lidam de alguma forma com experiências emocionais, mas na Terapia Focada nas Emoções as emoções são vistas como o primeiro passo para mudança. Saber lidar com as emoções é visto como central para o tratamento dos problemas humanos.
A Terapia Focada nas Emoções (TFE) é uma abordagem de psicoterapia desenvolvida pelo psicólogo canadense Leslie Greenberg. Segundo o autor, a TFE é uma abordagem neo-humanista concebida para ajudar pessoas em terapia a tornarem-se mais conscientes de suas emoções e a fazerem uso produtivo dessas emoções.
Os pacientes — ou clientes, como são referidos pelo autor — são ajudados a melhor identificar, experienciar, aceitar, explorar, dar sentido, transformar e administrar flexivamente suas emoções. Como resultado, eles se tornam mais habilidosos em acessar as importantes informações e significados contidos nas emoções sobre eles mesmos e seu mundo, assim como mais habilidosos em usar essa informação para viver uma vida mais plena e saudável.
O foco terapêutico na emoção
Dentro dessa abordagem, a emoção é considerada como evento que nos informa sobre a situação que estamos vivendo e nos motiva a responder de maneira válida. Emoção, pensamento e ação fazem parte de uma interelação complexa. A consciência emocional e a capacidade de permitir que as emoções orientem nossas decisões são habilidades fundamentais da inteligência emocional.
O terapeuta da TFE ajuda pessoas a discernir quando elas precisam usar suas emoções para orientar seus comportamentos e pensamentos, quando precisam transformar suas emoções ou quando suas emoções precisam ser reguladas.
Se as pessoas têm a necessidade de agir de forma inteligente em seu mundo social, elas precisam prestar atenção a suas emoções tanto quanto a seus pensamentos e comportamento. As pessoas precisam dar um sentido a sua experiência emocional e usá-la sabiamente. Assim, o terapeuta ajuda, por exemplo, oferecendo palavras para ajudar o cliente a simbolizar o que está acontecendo dentro de seu corpo e a articular as emoções em uma narrativa que provê a história das vidas dos clientes.
Terapia ou Coaching Emocional?
A Terapia Focada nas Emoções foi inicialmente referida como “coaching emocional”. O autor usava o termo coaching não para distingui-la da terapia, mas sim para estender sua aplicação para além da terapia, reconhecendo que a abordagem pode ser aplicada para ajudar pais, professores, casais, gestores, profissionais de saúde e muitos outros. Embora atualmente o autor opte mais frequentemente pelo uso do termo terapia, ele permanece com o entendimento de que todo processo terapêutico envolve um treinamento emocional — ou “coaching emocional” — e, portanto, em seus textos ele usa ambos os termos de maneira alternada com o mesmo propósito.
Les Greenberg é um psicólogo que em sua formação foi treinado na tradição psicológica humanista, com base na Gestalt Terapia e na Terapia Centrada no Cliente. Porém, o autor entendia que essas abordagens não tinham fundamentação científica de uma teoria das emoções assim como também não tinha ferramentas sistemáticas para intervir com as emoções. Da tradição humanista, o autor trouxe princípios básicos de tratamento que fundamentam a Terapia Focada nas Emoções como a provisão de uma relação terapêutica empática e a facilitação do trabalho terapêutico sobre as emoções, aliadas a uma base sólida da ciência moderna das emoções e da cognição humana.
A terapia focada nas emoções é vista como um processo coconstrutivo em que ambos, cliente e terapeuta, experienciam, exploram e promovem o processamento emocional. Obviamente, terapeutas da TFE não são especialistas sobre o que os clientes estão experienciando ou no significado de seus comportamentos, mas são, na verdade, especialistas em métodos que ajudam eles a acessar e tornarem-se conscientes de suas emoções e necessidades, e que ajudam também a usar essas informações de maneira produtiva.