Usando Cores para falar das Emoções
Atividades sobre emoções e sentimentos são importantes para o desenvolvimento social e emocional das criança.
Sua Vida Colorida é uma atividade sobre sentimentos e emoções para trabalhar educação emocional com as crianças. A atividade, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental, ou mesmo em casa, ajuda as crianças a entenderem e a conversarem sobre os diversos estados emocionais que elas vivenciam. É um importante método para ajudá-las a desenvolver habilidades para lidar com suas experiências emocionais de forma saudável.
Sua Vida Colorida é uma atividade sobre sentimentos e emoções para trabalhar educação emocional com as crianças. A atividade, que pode ser desenvolvida na Educação Infantil, Ensino Fundamental, ou mesmo em casa, ajuda as crianças a entenderem e a conversarem sobre os diversos estados emocionais que elas vivenciam. É um importante método para ajudá-las a desenvolver habilidades para lidar com suas experiências emocionais de forma saudável.
Sua Vida Colorida: Trabalhando com as emoções
Essa atividade sobre emoções ajuda as crianças a desenvolverem:
1. Consciência dos diversos tipos de emoções;
2. Habilidade para relacionar essas emoções a situações e eventos em seu ambiente natural e social;
3. Habilidade para expressar verbalmente esses sentimentos de forma apropriada.
Idade:
Ideal para crianças de 5 a 10 anos.
Material necessário:
Papel e instrumentos para colorir (ex. lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta).
Procedimento:
Na primeira parte da atividade, o educador começa solicitando à criança que ela crie vários pares de cor-emoção. Por exemplo:
Educador:
|
Qual sentimento você acha que combina com a cor vermelha?
|
Criança:
|
Eu não sei!
|
Educador:
|
Pense quando uma pessoa faz cara de mal e o rosto chega a ficar vermelho.
|
Criança:
|
Ah, quando elas ficam bravas!
|
Educador:
|
Isso aí! Muitas pessoas acham que a cor vermelha combina com a raiva.
|
Não há cor certa para cada sentimento, as combinações são arbitrárias. Mas, por convenção, você pode considerar formar os seguintes pares:
Raiva
|
Vermelho
|
Fúria
|
Roxo
|
Tristeza
|
Azul
|
Alegria
|
Amarelo
|
Empolgação
|
Laranja
|
Medo
|
Preto
|
Inveja
|
Verde
|
Tédio
|
Cinza
|
Na segunda parte da atividade, depois de estabelecer os pares, é dado um papel em branco à criança e solicitado que ela pinte o papel com as cores que mostram os sentimentos que ela tem sentido ao longo de sua vida.
Educador:
|
Algum dia você já se sentiu com raiva, tristeza, alegria ou outro sentimento?
|
Criança:
|
Já!
|
Educador:
|
Esse papel aqui representa toda a sua vida. Pinte ele com as cores das emoções que você já sentiu desde que você era bem pequenininho. Por exemplo, se durante metade desse tempo você se sentiu feliz e na outra metade você se sentiu triste, então você pinta metade do papel de amarelo e outra metade de azul.
|
Muitas alegrias, um pouco de tristeza, às vezes raiva e medo.
|
Terminada a pintura, o educador deve encorajar a criança a falar sobre seu desenho, relacionando as emoções aos eventos vivenciados:
Educador:
|
— O que aconteceu da última vez que você se sentiu com raiva?
— Você está se sentindo assim (apontando para uma emoção) agora?
— Quando você se sente triste, o que faz você se sentir melhor?
— Você pode me contar de alguma vez que você se sentiu com medo?
|
Exemplos:
Variações da atividade sobre emoções
É possível também usar um gráfico de pizza para organizar as emoções.
Se a criança quiser desenhar figuras, pessoas ou paisagens, sugira que ela faça o contorno do desenho e depois pinte com as cores. Esse tipo de produção pode ficar confuso já que os objetos no desenho podem ter cores que não combinam com sua identidade natural (como nas figuras abaixo, onde o animal preso no zoológico e o menino ficaram azuis).
Um passeio divertido no zoológico com a família.
Em azul, um animal triste enjaulado. |
Menino bravo (vermelho) briga com menino mais novo, que fica triste (azul).
|
O educador também pode propor a atividade de relacionar as emoções a eventos específicos: