A volta às aulas é uma ótima oportunidade de oferecer às crianças atividades que promovam interação, conhecimento de grupo e relações de amizade. Nesses dias, as crianças estão excitadas, animadas para rever os amigos e nós, educadores, devemos aproveitar esse momento para a construção de boas relações entre todos.
Com o Bingo-da-amizade, os alunos são recebidos com o sentimento de que todos fazem parte de uma grande família. Essa dinâmica sobre amizade é ideal para ser aplicada na primeira semana de volta às aulas. Além de proporcionar interação e compartilhamento de informação entre as crianças, a atividade também promove habilidades como comunicação, empatia, autoconhecimento e consciência social. A atividade também é uma maneira das crianças perceberem que não estão sozinhas e que outros colegas podem compartilhar experiências de vida parecidas com a sua.
Cartela do bingo-da-amizade, atividade para dinâmica em sala de aula, ideal para volta às aulas. (Imagem ilustrativa, para baixar e imprimir veja o link de DOWNLOAD abaixo!) |
Faixa etária:
Preferencialmente para turmas do Fundamental I.
Objetivo:
As crianças irão conhecer mais sobre seus colegas — ou seja, do grupo do qual ela faz parte — criando relações de amizade e percebendo que elas compartilham algumas semelhanças e diferenças.
Temas trabalhados:
- Autoconhecimento
- Consciência social
- Identificação com grupo
- Respeito pelas diferenças
- Empatia e amizade
Material:
- “Cartela de bingo” com questões dirigidas (baixe aqui para imprimir)
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. Os alunos são separados em pequenos grupos (de 5 a 7 crianças).
2. Cada aluno recebe uma “cartela do bingo” com questões dirigidas. Perceba que a célula do centro da cartilha é vazia (free ou coringa) e conta como resposta válida para completar a linha. Explique às crianças como funciona o jogo e que esta é uma maneira deles aprenderem sobre si e descobrir o que eles têm em comum ou diferente com os outros.
3. As crianças se conhecem e marcam os quadradinhos fazendo perguntas umas às outras dentro do grupo, escrevendo os nomes e identificando semelhanças e diferenças. Por exemplo: se a célula na tabela diz “TEM DOIS OU MAIS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM CASA”, a criança pode perguntar ao colega “Você tem algum animal de estimação? Quantos?”. Se for de interesse da criança, ela pode explorar o assunto com outras perguntas além do solicitado (“Que animais são? Cachorros? Quais os nomes?”). Em seguida, elas registram o nome do colega na célula para lembrar-se dele. Um mesmo colega pode ser marcado em mais de uma afirmativa.
Obs. É normal o “barulho” em sala de aula aumentar nesse momento, pois as crianças, excitadas, estarão conversando, tentando descobrir informações para preencher a cartela. Deixe as crianças interagirem — faz parte da brincadeira!
4. Após o tempo estipulado ter se esgotado (de 10 a 20 min.), é feita a contagem de pontos — uma linha completa (quina) na vertical, horizontal ou diagonal. Lembre a eles que está tudo bem se não conseguirem preencher todos os quadradinhos. O aluno que conseguiu preencher uma linha deve ler as afirmativas e indicar qual colega preencheu cada uma, por exemplo: "faz aniversário no mesmo mês que eu (Victória)... pratica algum esporte (Renan)...”
5. O procedimento pode ser repetido alternando os membros dos grupos.
Cartela bingo-da-amizade! Exemplo de uso do jogo em dinâmica de amizade em sala de aula. |